O aumento no número de casos da covid-19 em Mato Grosso nos últimos meses têm provocado uma alta na ocupação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Dados do painel epidemiológico, atualizado nesta quarta-feira (24), mostram que algumas unidades médicas do estado têm índice de uso dos leitos que chegam aos 150%.

Hoje, 19 hospitais estão com a ocupação das UTIs igual ou superior a 60%, que é um indicativo de proximidade de uma situação de colapso.

Segundo o painel, os hospitais onde a situação está mais agravada são: Hospital Municipal e Pronto-Socorro Miton Pessoa Morbeck (150%); Hospital e Maternidade São Lucas (110%); Hospital Regional Irmã Elza Giovanella (110%); Hospital Vale do Guaporé (110%); Hospital Regional de Sorriso (100%); Hospital Municipal de Juína Dr. Hideo Sakuno (100%) e Hospital Municipal Coração de Jesus (100%).

A ocupação acima dos 100% se dá por meio do aproveitamento da estrutura hospitalar já existente na unidade e consequente atendimento de pacientes em número superior ao de UTIs preexistentes.

Com a atualização desta quarta-feira, Mato Grosso passa a contabilizar mais de 5,7 mil mortes e cerca de 246,4 mil contágios pela covid-19. Deste montante, em 231,3 mil ocorrências as pessoas infectadas já se recuperaram enquanto outras 8,2 mil seguem em isolamento domiciliar.

Dados do Ministério da Saúde apontam que o Brasil já notificou mais de 10,2 milhões de contágios pelo vírus, dos quais em cerca de 248,5 mil casos as vítimas não resistiram e morreram por conta da doença.

Gazeta Digital