O preso Frank Ferreira Brito, de 35 anos, foi encontrado decapitado dentro da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, em Boa Vista, na tarde deste sábado (22).

Ele é o 11º detento a morrer na unidade desde o domingo (16), quando houve um confronto entre duas facções rivais no presídio.

Conforme policiais, o preso, apelidado de 'Cowboy', foi achado morto na conteção, uma espécie de área restrita, na ala 14. Ele teria sido assassinado por presos que integram uma facção criminosa.

Policiais da Delegacia Geral de Homicídios (DGH) e peritos do Instituto Médico Legal (IML) foram acionados para ir ao presídio. Conforme a Divisão de Inteligência e Captura (Dicap), Frank Ferreira Brito cumpria pena por tráfico na unidade.

Em nota, a Secretaria de Justiça e Cidadnia (Sejuc) informou que a circustâncias do ocorrido serão investigadas.

No domingo (16), foi registrado um conflito entre facções criminosas na Penitenciária Agrícola do Monte Cristo que resultou na morte de dez presos e seis feridos. Na ocasião, cerca de 100 familiares foram feitos reféns por cinco horas.

A confusão na Penitenciária começou por volta das 15h (17h de Brasília) do domingo, quando homens da ala 13 quebraram os cadeados e invadiram a ala 12. A briga entre os presos ocorreu durante o horário de visitas.

O secretário de Justiça Uziel Castro disse que as mortes na penitenciária foram ordem de uma facção criminosa de São Paulo, que está em guerra contra outra, do Rio de Janeiro. "Todo o sistema penitenciário do Brasil estava ciente que isso ia ocorrer", declarou.

Na quinta-feira (20), foi registrada uma rebelião na Cadeia Pública de Boa Vista. De acordo com o diretor da unidade, os detentos queimaram colchões, as paredes de algumas alas e fizeram um detento de refém, porém ele foi solto logo após a entrada dos policiais na Cadeia.

Na madrugada de sexta, cerca de 80 detentos da Penitenciária foram levados para o Centro de Progressão de Pena (CPP). 

Fonte:24horasnews