FORÇA TÁTICA AGE RÁPIDO, SALVA CRIANÇA E IDOSA E NEUTRALIZA CÃO DURANTE ATAQUE VIOLENTO EM CÁCERES
em 07/02/2026 as 21:09
Na tarde deste sábado (7), por volta das 16h30, a Polícia Militar, por meio da equipe da Força Tática, realizava patrulhamento no perímetro urbano quando recebeu informações de que, em uma residência localizada no bairro Jardim do Trevo, dois cães , das raças Rottweiler e Pitbull, estariam atacando uma criança e uma idosa no interior do imóvel.
Segundo as informações repassadas, devido à extrema agressividade dos animais, pessoas que se encontravam no local não conseguiram adentrar o terreno para prestar socorro às vítimas.
Ao chegar ao endereço, a equipe se deparou com o cão da raça Pitbull junto ao portão da residência. Diante da urgência em cessar a agressão e socorrer as vítimas, que ainda estavam sob ataque do segundo animal no interior do imóvel, foi necessário o emprego de munição de impacto controlado (elastômero), logrando êxito em afastar o referido cão.
Em seguida, ao adentrar o quintal da residência, os policiais localizaram as vítimas ainda sendo atacadas por um cão da raça Rottweiler. Novamente foi necessário o uso de munição não letal, o que possibilitou o resgate inicial da criança. No entanto, o animal voltou a atacar, desta vez contra a idosa, avó da criança.
A equipe tentou por diversas vezes conter o animal sem o uso de munição letal, porém, diante da persistência e da gravidade do ataque, foi necessário o emprego de munição letal, resultando no abate do cão e na cessação imediata da agressão, possibilitando o resgate definitivo da vítima do local de risco.
Em razão dos graves ferimentos sofridos pela criança, de 5 anos de idade, especialmente na região do pescoço e com risco iminente de morte, não foi possível aguardar a chegada do Corpo de Bombeiros. A vítima foi socorrida na viatura policial e encaminhada com urgência ao Hospital Regional, onde recebeu atendimento médico, teve o sangramento contido, foi estabilizada e, posteriormente, encaminhada ao centro cirúrgico.
A idosa foi atendida pela equipe do Corpo de Bombeiros, porém não houve necessidade de encaminhamento à unidade de saúde.
O cão da raça Pitbull permaneceu no local, trancado em um dos cômodos do imóvel. Apesar da solicitação da idosa para que o animal fosse abatido, os policiais informaram que, naquele momento, o cão não oferecia risco imediato. Posteriormente, o proprietário do animal, filho da idosa e morador da residência, compareceu ao local e realizou a contenção do cão.
Diante dos fatos, foi registrado o boletim de ocorrência.