Menos de um ano após ter a escada de acesso ao Poço da Água Milagrosa, destruida em um incêndio, os proprietários de um dos mais importantes pontos turísticos de Cáceres, reconstruiram tudo e a natureza recuperou a vegetação do entorno devolvendo a beleza e o encanto do local.

Hoje, 13, é possível fazer o tradicional pacote com flutuação, almoço e day use por R$ 130 reais. Se for só almoço day use com direito a uso da piscina, o valor é de R$ 50 reais por pessoa.

História

Uma lagoa cristalina, que durante período de seca tem a coloração azul e, em épocas mais chuvosas muda de cor e fica verde. Alguns acreditam que, há milhões de anos, foi formada através do rompimento de placas tectônicas. Outros, que se abriu com a queda de um meteoro. Existem outras dolinas espalhadas pelo mundo, mas poucas delas têm tantas histórias para se ouvir ou contar.
O Lago é deslumbrante e muda de cor ficando por parte do ano fica azul e em outra parte verde. Tem 185 metros de profundidade e atrai turistas de todo país

Cercada de lendas e mistérios, o lugar é lindo e o nome gera uma série de curiosidades fomentada por populares. Água Milagrosa, cicatrizante, água sem fundo, ponto energético, esconderijo de alienígenas ou um portal para outra dimensão.

A Dolina Água Milagrosa é considerada como um dos melhores locais para mergulho de Mato Grosso e está a 40 km do Centro de Cáceres e a 234km de Cuiabá.

Ao inclinar o corpo para ver o lago, os olhos só alcançam 60 metros, mas o máximo que os mergulhadores chegaram é a 185 metros de profundidade.

Só é permitida a entrada na água com coletes de proteção e, para ir mais fundo, só com cilindro, o certificado de curso para mergulhadores. Em 2013, o lugar ganhou repercussão pelo mundo, após ser cenário de um casamento embaixo da água com direito a reportagem do Fantástico na Rede Globo.

Uma escadaria com 157 degraus leva ao lago e é utilizada por turistas que chegam para conhecer o local místico. Depois da subida, o cenário vale muito a pena

Localizada dentro de uma fazenda com acesso pela MT-341, sentido Barra do Bugres, recebe turistas para visitação, almoço, mergulho e hospedagem.

Talvez, a Dolina Água Milagrosa faça mesmo jus ao nome, porque a sensação é que todos os pecados são pagos na escadaria para chegar até ela, que soma 157 degraus.

Entre ditos populares e o que a ciência explica

A água tem temperatura amena em pleno meio dia, que é quando o sol atinge o centro da lagoa. No centro de uma plataforma de madeira, é preciso notar a depressão circular e os paredões com pouca vegetação, ricos em calcários cársicos, que segundo pesquisadores tem propriedades cicatrizantes.

Segundo Marcelo Castrillon Cebalho, um dos proprietários da fazenda, o lugar já recebeu inúmeros pesquisadores e visitantes do mundo todo.

A fazenda está a algumas gerações com a família e é um lugar preservado.

Por Jornal Oeste